Luis Machado nasceu em 1978 em Santo Tirso. Iniciou os seus estudos musicais aos doze anos com o professor Carlos Carneiro, no mesmo ano ingressa na ARTAVE onde estudou violino com os professores José Camarinha e Gaio Lima.
Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian obteve a licenciatura em violino na Hogeschool voor de Kunsten Utrecht – Holanda, na classe da professora Keiko Wataya. Em 2005 conclui o curso de pós-graduação em direcção de orquestra, com Distinção, na Royal Academy of Music, onde estudou com os maestros Colin Metters, Sir Colin Davis e George Hurst.
Participou em master-classes com os seguintes maestros: Sir Colin Davis, Kenneth Kiesler ( Universidade de Michigan), Mark Shanahan, Nicholas Cleobury, Lutz Köhler (Universidade de Berlim), Kotaro Sato ( Geidai de Tóquio), entre outros.
Em 1998 obteve o 2º prémio em violino nível - superior no concurso “Prémio Jovens Músicos”. Em 2003 foi-lhe atribuída a bolsa de estudo “Sir Henry Wood” e em 2005 o prémio “Foundation Award” pela Royal Academy of Music.
Apresentou-se em publico com a Royal Academy Concert Orchestra, o Manson Ensemble e a Orquestra sinfónica de Havant da qual foi maestro assistente na temporada de 2004/2005, sendo-lhe atribuída a “Bob Harding Bursary” para Jovens maestros por esta mesma orquestra.
Em 2007,como convidado, dirigiu a Orquestra de Câmara do Minho no concurso internacional “Júlio Cardona”, na Covilhã.
É actualmente maestro da orquestra ARTAVE e director artístico do Lusocello ensemble.